Quais São os Livros Apócrifos?
Apócrifos [do grego apókripho:oculto, escondido]
no sentido religioso diz respeito aos livros"não genuínos", "espúrios", não reconhecidos como de inspiração divina, quer pela comunidade judaica, quer pela cristã-evangélica.
São chamados livros não canônicos. São 14 os apócrifos: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeu, 2 Macabeu, Ester
(acréscimo ao livro Ester, 10.4 - 16.24), Cântico dos três Santos Filhos (acréscimo ao livro de Daniel, 3.24-90), História de Suzana
(acréscimo ao livro de Daniel, cap.13),
Bel e o Dragão
(acréscimo ao livro de Daniel, cap. 14). Estes onze apócrifos foram aprovados pela Igreja Romana em 18 de abril de 1546, e passaram a fazer parte da Bíblia editadas pela referida denominação.
Os demais são: 3 Esdras, 4 Esdras, e A Oração de Manassés.
Os livros apócrifos foram escritos nos 400 anos do Período Interbíblico, isto é, entre Malaquias e Mateus, ou entre o Antigo e o Novo Testamento, época de ausência total da revelação divina.
Este é o principal motivo para excluir-lhes a canonicidade, além do fato de não terem sido mencionados em outros livros reconhecidamente divinos.
........................................................................................................................................................................
Cristo Redentor - O Que Dizer?
O Que Dizer da Imagem do Cristo Redentor no Rio?
O Segundo Mandamento condena essa imagem ou qualquer outra, seja de trinta centímetros, seja de cinqüenta metros de altura.
Nem como atração turística deveria permanecer.
O "Cristo Redentor" tem sido objeto de adoração, e seus braços petrificados, sua boca fechada e olhos cegos se enquadram na descrição no livro de Salmos 115.4-8.
Se a nação brasileira fosse verdadeiramente cristã estaria na submissão à vontade de Deus e não teria construído esse ídolo de pedra.
Deveria ser demolido, segundo a Bíblia Sagrada. A imagem do "Cristo Redentor", como tantas outras, é uma mentira.
Ninguém possui retrato de Jesus ou dos santos bíblicos (José, Paulo, Pedro, João, Maria) de modo a esculpir ou pintar suas imagens. Logo, essas esculturas são caricaturas, mentiras.
E a mentira não é de Deus; é do diabo.
Disse Jesus:
"Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira" (João 8.44).
...........................................................................................................................
Não Adorar Imagens, Como Entender?
Como Entender a Proibição de Não "Se encurvar nem servir" à imágens? Não servir de qual maneira?
O entendimento é que as imagens não devem ser objetos de nenhuma adoração, veneração ou reverência.
A proibição de encurvar-se compreende: ajoelhar-se, inclinar o corpo ou a cabeça; tocar as imagens numa demonstração de devoção e respeito; beijá-las, coroá-las, levá-las em procissão em atitude de contemplação.
A proibição de não servir as imagens compreende: não servi-las com lágrimas, com flores, com festas, cânticos, vigílias, rezas, sacrifícios, velas, ofertas em dinheiro ou em alimentos. Outras passagens bíblicas realçam a proibição do Segundo Mandamento:
"Eu sou o Senhor. Este é o meu nome. A minha glória a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura" (Isaías 42.8).
"Não façam imagem alguma na forma de ídolo, semelhança de homem ou mulher (Deuteronômio 4.15-19).
"E terás por contaminados a prata e o ouro que recobre as imagens de escultura. Lança-las-ás fora como coisa imunda" (Isaías 30.22).
"Mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis" (Romanos 1.23).
"Nada sabem os que conduzem em procissão suas imagens de escultura" (Isaías 45.20).
"Os que se apegam aos ídolos vãos afastam de si a sua própria misericórdia" (Jonas 2.8).
"Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente" (Romanos 1.25).
Ver Salmos 115.4-8."Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás" (Mateus 4.10).
..................................................................................................................
As Imagens do Segundo Mandamento
As imagens do segundo mandamento dizem respeito aos ídolos da antiguidade?
O Mandamento proíbe fazer ou usar imagens para adoração que sejam representativas de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, dos anjos ou dos espíritos que estão na glória
(os santos mortos).
O Mandamento proíbe fazer escultura com "alguma semelhança do que está nos céus". Logo, o Mandamento não se restringe aos deuses egípcios ou a outros.
Jesus e os santos bíblicos estão incluídos nessa proibição, quer suas imagens sejam esculpidas em pedra, bronze, madeira, ouro, prata ou em qualquer material.
Assim diz a Palavra.
..............................................................................................................................
Quais São os Dez Mandamentos?
Êxodo 20.3-17
PRIMEIRO - Não terás outros deuses diante de mim.
SEGUNDO - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
TERCEIRO - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
TERCEIRO - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
QUARTO - Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
QUINTO - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
SEXTO - Não matarás.
SÉTIMO - Não adulterarás.
OITAVO - Não furtarás.
NONO - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
DÉCIMO - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
...........................................................................................................................
Quem Eram os Judeus?
Judeu era chamado, primitivamente, um membro do reino de Judá ou originário da tribo de Judá.
Após o cativeiro, todos os israelitas, residentes ou não na Palestina, eram conhecidos como judeus.
Com a queda da cidade de Jerusalém, os judeus perderam a nacionalidade - ficaram sem pátria - e passaram a viver como peregrinos e estrangeiros em outras nações.
Conservaram, todavia, por todos os séculos, sua língua nacional (hebraico) e a sua religião ainda é o antigo culto de Israel.
No dia 10 de maio de 1948 foi fundado o Estado de Israel.
Os judeus começaram a retornar à Terra Prometida.
........................................................................................................................................................
Quem Eram os Saduceus?
Quase da mesma época dos fariseus, os saduceus eram membros de um partido religioso ou seita judaica, recrutados entre as famílias sacerdotais.
Negavam a ressurreição e a existência de anjos e espíritos.
Foram censurados publicamente por João Batista e por Jesus:
"Cuidado, acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus" (Mt 3.7; 16.6).
Fariseus e saduceus nutriam grande ódio a Jesus e estavam sempre tramando algo para incriminá-lO e levá-lO à morte (Lc 19.47).
.........................................................................................................................
Eram os partidários da mais importante escola judaica, de caráter religioso.
Cento e cinqüenta anos antes do nascimento de Jesus já existiam os fariseus.
Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior.
Criam que esmolas, jejuns e confissões - além de outras práticas - eram suficientes para obterem o perdão dos seus pecados.
Foram severamente repreendidos por Jesus, que os chamou de;
"hipócritas", "insensatos", "condutores de cegos", "sepulcros caiados", "serpentes", e "raça de víboras". (Mt 23.1-39).
Nos dias atuais vemos muitos fariseus por aí, colocando a tradição acima da Palavra de Deus.
...........................................................................................................................................................
É a Bíblia a Palavra de Deus?
Conforme o apóstolo Paulo nos mostra em II Tm. 3.16.
"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça."
A Biblia foi escrita por homens inspirados pelo Espirito Santo.
Estes homens procuraram mostrar o que Deus desejou que nós soubessemos em sua Palavra.
...........................................................................................................................
Quantos Livros a Bíblia Tem?
A Biblia é composta por 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.
O Velho Testamento atem-se à história do povo Judeu com suas leis e livros poéticos e proféticos.
O Novo Testamento conta a história de Jesus Cristo, seus ensinamentos e instruções para os que iriam segui-lo, tem ainda a história da Igreja registrada no livro de Atos dos
Apóstolos e as epístolas (cartas) destes mesmos apóstolos à essas igrejas instruindo-as em como proceder no caminhar cristão finalizando com o livro de Apocalipse
(Revelação) onde o apóstolo João mostra os fatos futuros da humanidade.
...............................................................................................................................
Há Diferentes Graus de Castigo e de Recompensa?
Graus de Castigo
“Virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e SEPARÁ-LO-Á, e lhe dará a sua parte COM OS INFIÉIS”(Lc 12.46).
“E o servo que soube da vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com MUITOS AÇOITES” (Lc 12.47).
“Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com POUCOS AÇOITES será castigado...” (Lc 12.48).
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações. Por isso, SOFREREIS MAIS RIGOROSO JUÍZO” (Mt 23.14).
“De quanto MAOIOR CASTIGO cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça?” (Hb 10.29).
NOTA de rodapé na Bíblia de Estudo Pentecostal (Lc 12.48): “Assim como haverá diferentes graus de glória no novo céu e na nova terra (1 Co 15.41,42), também haverá diferentes graus de sofrimento no inferno. Aqueles que estão eternamente perdidos sofrerão diferentes graus de castigo, conforme os privilégios e responsabilidades que aqui tiveram (cf. Mt 23.14; Hb 10.29)”.
Graus de Recompensa ou de Glória
Os crentes fiéis receberão galardões: Mt 5.11,12; 25.14-23; Lc 19.12-19; 22.28-30; 1 Co 3.12-14; 9.25-27;2 Co 5.10; Ef 6.8; Hb 6.10; Ap 2.7,11,17,26-28; 3.4,5;12,21.Os crentes menos fiéis não serão condenados, mas receberão poucos galardões, ou nenhum (Ec 12.14; Mt 5.19; 2 Co 5.10; V. Rm 2.12-16).